JÁ PASSARAM POR AQUI !

CÂNTICOS PARA A QUARESMA

Seminário Arquidiocesano da Paraíba
Imaculada Conceição
  
  HINÁRIO DA QUARESMA
ANO B  


“Pois Deus não nos chamou para a impureza, 
mas sim, para a santidade”
1Ts 4,7

 Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo
 pedra e lhes darei um coração de carne”. Ez 11,19


01. Canto para imposição das Cinzas

- Pecador, agora é tempo de pesar e de temor:
  Serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas pecador.

- Neste tempo sacrossanto o pecador faz horror:
  Contemplando a cruz de Cristo, já não seja pecador!

- Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror:
  Filho acorda dessa morte, já não sejas pecador!

- Passam meses, passam anos, sem que busque teu Senhor:
  Como um dia para o outro, assim morre o pecador!

- Pecador arrependido, pobrezinho pecador:
  Vem, abraça-te contrito com teu Pai, teu Criador!

- Compaixão, misericórdia vos pedimos, Redentor:
  Pela Virgem, Mãe das Dores, perdoai-nos, Deus de amor!

02. ABERTURA I (Cinzas e 2ª Semana)

Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão.
É grande o nosso pecado, porém, é maior o teu coração.

- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador                        
e assim lhe devolveste tua paz e teu amor,
também, nos colocamos ao lado dos que vão
buscar no teu altar a graça do perdão.

- Revendo em “Madalena” a nossa própria fé,                      
chorando nossas penas diante dos teus pés,
também, nós desejamos o nosso amor te dar,
porque só muito amor nos pode libertar.

- Motivos temos nós de sempre confiar,
de erguer a nossa voz, de não desesperar.
Olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou,               
não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

03. ABERTURA II (1ª, 3ª e 5ª Semana)                                

João Batista clamou no deserto:
“Preparai ao Senhor uma estrada.
Eis que o reino de Deus está perto.
Escutai, geração transviada!”

Mudai de vida, mudai, convertei-vos de coração!
Fazei a vontade do Pai: amai! Servi aos irmãos!
Fazei a vontade do Pai: lutai por um mundo de irmãos! Fazei a vontade do Pai: o chão é de todos e o pão!

Jesus Cristo, o Filho de Deus,
batizado por João no Jordão,
inaugura o reino do Pai
com este santo e solene pregão:

- Escutai, ó Igreja de Deus!
Eis, o tempo da graça chegou!
É o Senhor da justiça que passa,
sua Páscoa entre nós começou.

04. abertura iii (3ª Semana)
Sl 122(121)

Fiquei foi contente como o que me disseram:
“Regozijai-vos, sempre no Senhor!” Mas eu fiquei...

- Nossos passos já pisam teu chão, ó cidade bem fortificada! Para lá vai subindo a nação, as tribos do Senhor, pois já virou tradição, pra celebrar, pra celebrar o nome do Senhor!

- Pois é lá que estão os tribunais, tribunais da justiça do rei. Venham todos e peçam a paz para Jerusalém! Vivam tranquilos demais os que te amam. Dentro de ti, segurança e todo bem.

- Por aqueles que são meus irmãos, os amigos a quem quero bem: “Paz contigo!” será meu refrão por causa deste templo que do Senhor é mansão. Do nosso Deus eu te desejo a paz e todo bem.

05. aclamação

Louvor e glória a ti, Senhor,
Cristo, palavra de Deus!
Cristo, palavra de Deus!

Cinzas
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:                                                                    
   Não fecheis os corações como no deserto!

1ª Semana
- O homem não vive somente de pão,                                           
   mas de toda palavra da boca de Deus!

2ª Semana
- Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai          
   Eis meu Filho muito amado! Escutai-o, todos vós!

3ª Semana e 4ª Semana
- Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único.  
   Todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.

5ª Semana
- Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim;         
   E, onde eu estiver, ali estará o meu servo.

06. oferendas I (Cinzas, 1ª, 2ª  Semana )

Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação!
Ao Pai voltemos, juntos andemos. 
Eis o tempo de conversão!

- Os caminhos do Senhor são verdade, são amor.
Dirigi os passos meus: em vós espero. Ó Senhor!
Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar.
Ele é bom, fiel e justo: Ele busca e vem salvar.                            

- Viverei com o Senhor: Ele é o meu sustento.
Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento.
Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer:
Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!                                     

- A palavra do Senhor é a luz do meu caminho;
Ela é vida, é alegria: Vou guardá-la com carinho.
Sua lei, seu mandamento é viver a caridade:
Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!                

07. OFERENDAS II (3ª, 4ª, eSemana)

- Recebe, Deus amigo, estes dons que a ti trazemos,
  e felizes, entre todos, a partilha nós faremos.

Ó Deus Pai, a ti trazemos pão e vinho uma vez mais.
Um só corpo nós seremos com Jesus e pela paz!

- Recebe, Deus amigo, nossos pés e nossos braços,
  que encontram na unidade o alento pro cansaço.

- Recebe, Deus amigo, os projetos que alimentam
  o convívio e o respeito entre os povos que se enfrentam.

- Recebe, Deus amigo, os esforços do teu povo,
  que trabalha com carinho pra criar um mundo novo.

08. comunhão i (Cinzas)                                                                                  

Quando invocar, eu atenderei,
na aflição com ele estarei.
Libertarei, glorificarei,
minha salvação eu lhe mostrarei!

- Tu que moras sob a sombra do Senhor onipotente,
lhe dirás em confiança: “Meu refúgio, meu batente,
só em ti é que eu confio!” E ele vem tão fielmente
te livrar do caçador e da peste inclemente.

- Vai cobrir-te com suas penas, em suas asas tu te abrigas,
o seu braço é teu escudo, armadura em que te fias.
Não terás o que temer nem de noite nem de dia,
venha a flecha e o terror, venha a peste, epidemia...

- Caiam mil junto de ti e dez mil bem ao teu lado,
nada vai te atingir, não serás prejudicado...
Com teus olhos hás de ver qual dos maus o resultado.
No Senhor tens teu refúgio, nenhum mal terás passado!

- O Senhor mandou seus anjos pra teus passos vigiarem.
Eles te sustentarão pra teus pés não tropeçarem...
Os perigos mais temidos sem temor vai enfrentá-los;
“Já que a mim se confiou, cuidarei de resguardá-lo!”

- Ele vai chamar por mim, logo eu lhe responderei;
Junto dele em sua angústia, sou eu quem o livrarei.
E assim vou glorificá-lo, longos dias lhe darei
e a minha salvação eu lhe manifestarei!
09. comunhão II (1ª Semana)

Agora o tempo se cumpriu, o reino já chegou!                   
Irmãos, convertam-se e creiam firmes no Evangelho!

- Feliz aquele homem que não anda                                                 
conforme os conselhos dos perversos.

- Que não entra no caminho dos malvados
nem junto aos zombadores vai sentar-se

- Mas encontra seu prazer na Lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.

- Eis que ele é semelhante a uma árvore
Que à beira da torrente está plantada.

- Ela sempre dá seus frutos a seu tempo
e jamais as suas folhas vão murchar.

- Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,
mas a estrada dos malvados leva à morte.

10. COMUNHÃO III (2ª semana)                                             

Então, da nuvem luminosa dizia uma voz:                             
“Este é meu Filho amado, escutem sempre o que ele diz!”    

- Transborda um poema do meu coração:                               
  Vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção.

- Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens!
  Porque Deus, para sempre, vos deu sua benção.

- Levai vossa espada de glória no flanco,
  herói valoroso, no vosso esplendor.

- Sai para a luta no carro de guerra
  em defesa da fé, da justiça e verdade!

- Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim;
  Vosso cetro real é sinal de justiça.

- Vós amais a justiça e odiais a maldade.
  É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo.

- Cantarei vosso nome de idade em idade,
  Para sempre haverão de louvar-vos os povos!

11. COMUNHÃO IV (3ª Semana)

Destruí este templo, disse Cristo,                                           
e em três dias haverei de reerguê-lo.
Ele falava do templo do seu corpo. (bis)

 - Ó Senhor, de coração eu vos dou graças                            
   porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
   Perante os vossos anjos vou cantar-vos
   e ante o vosso templo vou prostrar-me

- Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
   porque fizestes muito mais que prometestes.
   Naquele dia em que gritei, vós me escutastes
   e aumentastes o vigor de minha alma.

 - Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
   quando ouvirem, ó Senhor vossa promessa.
   Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
   "Como a glória do Senhor é grandiosa!”.

 - Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres
   e de longe reconhece os orgulhosos.
   Se no meio da desgraça eu caminhar,
   vós me fazeis tornar à vida novamente.

 - Completai em mim a obra começada.
   Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
   Eu vos peço: não deixeis inacabada
   esta obra que fizeram vossas mãos!

12. comunhão v (4ª Semana)

Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único.
Quem crê nele não perece, mas terá a luz da vida!
Quem crê nele não perece, mas terá a luz da vida!           

- Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força,                                
   minha rocha, meu refúgio e salvador!
   Minha força e poderosa salvação,
   sois meu escudo e proteção: em vós espero!

- Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
   e elevei o meu clamor para o meu Deus.
   De seu templo ele escutou a minha voz
   e chegou aos seus ouvidos o meu grito.

- Do alto ele estendeu a sua mão
   e das águas mais profundas retirou-me.
   Libertou-me do inimigo poderoso
   e de rivais muito mais fortes do que eu.

- Assaltaram-me no dia da aflição,
   mas o Senhor foi para mim um protetor:
   colocou-me num lugar bem espaçoso.
   O Senhor me libertou porque me ama.

- Ó Senhor, fazei brilhar a minha lâmpada.
   Ó meu Deus, iluminai as minhas trevas!
   Junto convosco eu enfrento os inimigos.
   Com vossa ajuda eu transponho altas montanhas.

13. comunhão vi (5ª Semana)

Se o grão de trigo não morrer,
caindo em terra fica só,
mas, se morrer dentro da terra,
dará frutos abundantes!                                                             

- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes                            
   e não deixastes rir de mim meus inimigos!
   Senhor, clamei por vós pedindo ajuda
   e vós meu Deus, me devolvestes a saúde.

- Vós tirastes minha alma dos abismos
   e me salvastes, quando estava já morrendo!
   Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo,
   e imploro a piedade do meu Deus.

- Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
   Sede, Senhor, meu abrigo e protetor!
   Transformastes o meu pranto em uma festa,
   meus farrapos em adornos de alegria.

- Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
   dai-lhe graças e invocai seu santo nome.
   Se à tarde vem o pranto visitar-nos,
   de manhã nos vem saudar a alegria.

14. comunhão VII (5ª Semana - opcional)

Se o grão de trigo não morrer,
sozinho vai ficar,
mas, se morrer no chão,
 dará, com o tempo, muito fruto.                                                                   

- Eu vos amo, ó Senhor, ó Senhor, sois minha força,            
   minha rocha, meu refúgio e Salvador.

- Ondas da morte me envolveram totalmente
   e as torrente da maldade me aterraram.

- Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
   e elevei o meu clamor para o meu Deus.

- De seu templo ele escutou a minha voz.
   E chorou a seus ouvidos o meu grito.

- O Senhor recompensou minha justiça
   e a pureza que encontrou em minhas mãos.

- Pois salvais, ó Senhor Deus, o povo humilde,
   mas os olhos dos soberbos humilhais.

- Ó Senhor, fazeis brilhar a minha lâmpada.
   Ó meu Deus, iluminai as minhas trevas.

- Concedeis ao vosso rei grandes vitórias
   e mostrais misericórdia ao vosso ungido.



ORAÇÃO DA CF 2009
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus, que nos abrigais à sombra de vossas asas, defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamas à conversão, à esmola, ao jejum e à penitência, pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança. Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo, para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão. Sejam criadas as condições necessárias para que todos vivamos em segurança, na paz e na justiça que desejais. Amém.


HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

- Ó povo meu, chegou a mim o teu lamento,
Conheço o medo e a insegurança em que estás.
Eu venho a ti, sou tua força e teu alento.
Vou te mostrar caminho novo para a paz.

Onde pões tua confiança? Segurança, quem te traz?
É o amor que tudo alcança. Só a justiça gera a paz!

- Quando o direito habitar a tua casa,
Quando a justiça se sentar à tua mesa,
A segurança há de brincar em tuas praças;
Enfim, a paz demonstrará sua beleza.

- A segurança é vida plena para todos:
Trabalho digno, moradia, educação;
É ter saúde e os direitos respeitados;
É construir fraternidade, é ser irmão.

- É vão punir sem superar desigualdades;
É ilusão só exigir sem antes dar.
Só na justiça encontrarás tranqüilidade;
Não violência é o jeito novo de lutar.

- É como teia de aranha, a segurança
De quem confia só nas armas, no poder.
Não é violência, não são grades ou vingança
Que irão fazer paz e justiça florescer.

- Eu desposei-te no direito e na justiça;
Com grande amor e com ternura te escolhi.
Como aceitar o desrespeito, a injustiça,
A intolerância e o desamor que vêm de ti?!



“A espiritualidade da Quaresma é caracterizada por uma mais atenta e prolongada escuta da palavra de Deus, pois é esta palavra que ilumina o conhecimento dos próprios pecados, chama a conversão e infunde confiança na misericórdia de Deus. O exame de consciência cristão não é um fechar-se em si mesmo, mas um abri-se para a palavra  da salvação e um confronto com o evangelho”.
                                                                    
CRISTO FESTA DA IGREJA


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!